Nesta tarefa, propomos às equipes o trabalho com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir deles. Além disso, as imagens aqui servem como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas.
As equipes encontrarão a seguir 3 imagens:
1. “Planta de Restituição da Bahia”, João Teixeira Albernaz, 1631.
2. “Batalha do Avaí”, Pedro Américo, déc. 1870.
3. “Missa campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura no Brasil”, Antonio Luiz Ferreira, 1888.
Em cada uma destas imagens, as equipes encontrarão “números”. A tarefa consiste em associar estes números às frases que preparamos. São frases que descrevem aspectos da imagem. Cada número deve ser associado a uma única frase. Entretanto, as equipes encontrarão mais frases do que números, ou seja, há frases que não serão associadas a nenhum número.
Coloque o cursor na imagem sobre os números e utilize o zoom ao lado esquerdo para ampliar os trechos (funciona de maneira similar ao Google Maps). Clique o cursor sobre o número escolhido. Ao fazer isso, abrirá uma página com todos as frases, escolha a mais pertinente e clique sobre ela. Deste modo, você associou o número à frase. Faça isso para todos os números de cada imagem.
Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível. Após ter associado todos os números às frases nas 3 imagens, não esqueça de confirmar a sua tarefa, clicando no botão “Concluir”.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir”. Após clicar em “Concluir” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir” após ter associado todos os números às frases nas 3 imagens.
Um pouquinho de calma e muita atenção são importantes para o sucesso desta atividade. Bom trabalho a todos.
Planta de Restituição da Bahia
João Teixeira Albernaz, Planta de Restituição da Bahia, 1631.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Batalha do Avaí
Pedro Américo. Batalha do Avaí, déc. 1870.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Missa campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura no Brasil
Antonio Luiz Ferreira. Missa campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura no Brasil. 17 de maio de 1888, fotografia. Coleção Dom João de Orleans e Bragança.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Comentário
Nesta tarefa as equipes foram convidadas a trabalhar com um tipo de fonte rico para o trabalho do historiador: a iconografia. O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção. Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (planta, pintura e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVII e XIX).
Nossa primeira imagem era uma planta de João Teixeira Albernaz, “Planta de Restituição da Bahia” (1631), que trouxe para a prova o tema da expulsão dos holandeses de Salvador e a organização do núcleo urbano. Trata-se de um excelente material também para o estudo do registro cartográfico em si. Nossa segunda imagem foi uma pintura a óleo do artista Pedro Américo, “Batalha do Avaí” (déc. 1870), uma das mais conhecidas obras sobre a Guerra do Paraguai, que hoje está exposta no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, que gentilmente cedeu à ONHB o uso e reprodução da imagem em nossa prova. A última imagem é uma fotografia de Antonio Luiz Ferreira, “Missa campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura no Brasil. 17 de maio de 1888” (1888), que hoje se encontra no acervo do Instituto Moreira Salles, que também gentilmente cedeu à ONHB o uso e reprodução da imagem em nossa prova. Esta imagem bastante conhecida nos permitiu um olhar mais atento para personagens e elementos que se fizeram presentes na celebração da abolição da escravidão no Brasil.