Questões


12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª 19ª 20ª 21ª 22ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
21ª questão

Em 1984, o poeta Affonso Romano de Sant’Anna publicou no Jornal do Brasil este poema.

"Mentiram-me. Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma, completamente."

Escolha uma alternativa.

 

Alternativas

A. O poeta faz um jogo de palavras entre o sufixo “mente” e a ideia de que o ato de mentir é constante na história do país desde o seu “descobrimento”.
B. O poema faz referência ao atentado do Riocentro ocorrido no ano de 1981, no Rio de Janeiro, quando duas bombas foram levadas por militares a uma comemoração do Dia do Trabalho.
C. No trecho “Mas não se chega à verdade pela mentira, nem à democracia pela ditadura” o poeta deixa transparecer o seu alinhamento ao regime militar.
D. Pode-se afirmar que o episódio a que o poema faz referência evidenciou a manipulação da opinião pública e acelerou o processo de redemocratização do Brasil.



 

Comentário

Affonso Romano de Sant’Anna nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1937 e é um dos mais importantes poetas vivos ou em atividade no Brasil. No ano de 1984, assumiu a coluna de poesia do Jornal do Brasil, antes ocupada por Carlos Drummond de Andrade e, ali, publicou o poema utilizado na questão. Também é autor do poema “Que país é este”, publicado pelo mesmo Jornal do Brasil, em plena ditadura militar
http://www.rocco.com.br/index.php/blog/que-pais-e-este-o-poema/
O poema foi publicado alguns anos após a ocorrência do Atentado do Riocentro, quando dois militares (sargento Guilherme Pereira do Rosário e capitão Wilson Dias Machado) tentaram plantar duas bombas na comemoração do Dia do Trabalho no Riocentro (local onde ocorriam shows musicais). No entanto, uma das bombas explodiu antes do previsto, no colo do sargento ainda dentro do carro, matando-o e ferindo gravemente o capitão Machado. A intenção era culpar grupos extremistas de esquerda. Imediatamente após o atentado, o governo buscou ocultar o ocorrido, mas as evidências foram muitas e o episódio acabou por fortalecer o processo de redemocratização do país, inclusive após a confissão da autoria por parte do Exército. Em 29 de Abril de 2014, a Comissão Nacional da Verdade apresentou um relatório preliminar sobre o caso afirmando que o atentado fez parte de uma ação articulada do Estado Brasileiro. Por este terrorismo de Estado, entretanto, nenhum responsável foi punido.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.