Questões


12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª 19ª 20ª 21ª 22ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
12ª questão
BichasAnúncio de Jornal

"Memorial Therapeutico ou Indicações abreviada dos meios empregados no tratamento das molestias."

A partir dos documentos pode-se dizer que:

 

Alternativas

A. O primeiro reúne uma série de propagandas de aluguel e venda de sanguessugas. O segundo é um manual médico, no qual encontram-se descrições de moléstias, receitas de manipulação de medicamentos e técnicas para o tratamento de diferentes doenças, entre elas a prescrição de sanguessugas.
B. Os anúncios, publicados nos jornais, são de lojas oferecendo o aluguel ou venda de Bichas de várias origens, ou seja, sanguessugas utilizadas em sangrias para fins terapêuticos. Estes anelídeos eram habitualmente comercializados por barbeiros de lanceta, ou sangradores.
C. Apesar da tradição em utilizar bichas como tratamento para as mais diversas doenças, essa prática já havia sido proibida pelo governo por ser perigosa, pois a utilização de uma mesma sanguessuga em diversas pessoas poderia trazer intercorrências significativas, por exemplo, a transmissão de doenças como a Sífilis e a Hepatite.
D. O Guia Médico de Chernoviz foi bastante utilizado no Brasil, durante o século XIX e o início do século XX. Suas bases orientaram várias gerações de boticários, barbeiros e médicos que consideravam eficazes as terapias com sanguessugas para o tratamento de diferentes tipos de doenças.



 

Comentário

Os documentos apresentados tratam do aluguel, venda e utilização de sanguessugas, conhecidas como bichas, em práticas terapêuticas, durante o século XIX, no Brasil. As sanguessugas são anelídeos que foram utilizados na cura de várias doenças. Suas indicações para a cura de moléstias eram descritas em guias médicos, como o de Chernoviz, bastante difundidos tanto no Brasil quanto na Europa.
As sanguessugas eram habitualmente comercializadas por barbeiros de lanceta, ou sangradores, os quais frequentemente faziam as aplicações e também realizavam as sangrias. Com o desenvolvimento da medicina, durante o século XX, e a profissionalização dos médicos, os barbeiros de lanceta e sangradores caíram em desuso, assim como a utilização de sanguessugas em tratamentos de saúde. No entanto, este uso nunca foi proibido, ainda sendo praticado em algumas terapias alternativas nos dias atuais.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.