Questões


35ª 36ª 37ª 38ª 39ª 40ª 41ª 42ª 43ª 44ª 45ª 46ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
46ª Tarefa

Prezado(a)s participantes

Bem vindos à Tarefa da Quarta Fase da Oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil!

Vamos apresentar aqui o tema geral desta Tarefa – a mais trabalhosa de toda a prova – e uma série de instruções a serem seguidas para a sua boa realização. Sabemos que as instruções são longas, mas pedimos que as leiam com atenção, pois elas foram feitas para auxiliá-los a ter sucesso.

Neste ano de 2016, em que escolas no Brasil e no mundo se tornaram palco de reflexão e de luta e em que a profissão de professor continua a ser aviltada, especialmente por parte das instituições e dos órgãos do governo que deveriam valorizá-la e fomentá-la, a Olimpíada Nacional em História do Brasil convida todos a lançarem um olhar para dentro das suas próprias escolas, procurando entender seu funcionamento, sua composição, refletindo sobre suas qualidades e eventuais imperfeições e ousando sonhar mudanças que as tornem ainda melhores.
Assim, a tarefa é também um gesto de reflexão, crítica e carinho que cada professor e estudante pode ter em relação ao espaço no qual passa grande parte de seu tempo e no qual passou grande parte de sua vida até agora: o espaço escolar.

O espaço formal das escolas e das salas de aula pouco se alterou nos últimos séculos: uma sala isolada, alunos sentados, um professor à frente, conteúdos a serem obrigatoriamente ensinados e necessariamente cobrados na forma de trabalhos, provas e avaliações. Mas também é nas escolas que ocorrem as primeiras experiências de socialização, amizades e desentendimentos, e onde se pode por excelência construir um lugar para o respeito ao próximo e para as mais importantes noções de cidadania.

Você já parou para pensar como funciona a escola na qual você está todos os dias? Quantos alunos ela tem, quantos professores, quantos funcionários em sua administração e em sua manutenção? Você já reparou que ela tem algumas características positivas e outras… nem tanto? E já parou para imaginar “que bom se minha escola tivesse”…

Esta é a proposta de Tarefa deste ano, e envolve muito trabalho: as equipes vão ter que fazer um levantamento dos principais dados da escola, vão ter que passar um questionário entre os colegas, professores e funcionários para identificar pontos positivos e negativos da escola, e por fim, fazer uma proposta para a escola. Esta proposta implica em olhar para o ambiente que imediatamente envolve a equipe e pensar em algum projeto ou sonho para trazer para dentro da escola algo que ainda falte a ela, e que seja realizável. Tudo isso será feito num formato bastante conhecido tanto dos trabalhos escolares do ensino fundamental quando dos avisos e anúncios do ensino médio: um Mural.

Tarefa 8ª ONHB

INSTRUÇÕES

A. O TEMA

A Tarefa da 8ª ONHB é denominada “Minha escola, escola minha” e tem como tema geral a escola na qual vocês estudam. Atenção: os dados se referem à escola específica onde vocês estudam. Se vocês estudam na filial de um sistema de ensino ou em uma escola que possui outras sedes, nossas perguntas não se referem ao conjunto das escolas que compõem a rede, mas unicamente àquela onde vocês estudam.

A Tarefa consiste em fazer a) um levantamento das características da escola onde a equipe estuda em termos dos funcionários (docentes e não docentes) que trabalham nela; b) fazer um segundo levantamento, a partir de um questionário, da opinião de colegas sobre a escola, sistematizando estas opiniões em características positivas e negativas; c) produzir em forma de texto a descrição das características positivas e negativas da escola e, por fim, d) fazer uma proposta positiva para algo que possa passar a existir em sua escola. Tudo isso terá a forma de um Mural, num modelo pré-determinado por nós, mas cujos textos e imagens vocês tem que fornecer.

B. A TAREFA

1) O levantamento dos dados sobre os trabalhadores da escola: como fazer?

Os dados necessários para preencher o mural são

a) Alunos: quantos alunos estudam na escola?

b) Professores: qual o gênero dos professores? (masculino, feminino ou prefere não informar); qual a idade dos professores? há quanto tempo os professores trabalham na escola?

Importante: professores substitutos ou em estágio probatório também devem ser contados.

c) Funcionários administrativos (secretaria, administração, tesouraria, direção, coordenação): qual o gênero dos funcionários administrativos?(masculino, feminino ou prefere não informar); qual a idade dos funcionários administrativos? há quanto tempo eles trabalham na escola?

Importante: Funcionários terceirizados (que não recebem salário pela escola) não devem ser incluídos.

d) Funcionários de manutenção (limpeza, manutenção e serviços gerais, alimentação): qual o gênero dos funcionários de manutenção? (masculino, feminino ou prefere não informar); qual a idade dos funcionários de manutenção? há quanto tempo eles trabalham na escola?

Importante: Funcionários terceirizados (que não recebem salário pela escola) não devem ser incluídos.

Mas como é que vou conseguir essas informações?

Recolha os dados junto ao órgão administrativo (secretaria) ou de organização de sua escola (direção, coordenação). São dados que possibilitam entender o perfil da escola, que é composta pelas pessoas que nela atuam: professores, alunos e funcionários. Todos tem a mesma importância para o bom funcionamento do ambiente escolar.

2) O levantamento dos problemas e qualidades da escola

Certamente a sua equipe tem uma percepção sobre as qualidades de sua escola, e também de melhorias que ela poderia ter. Mas para esta tarefa, vocês não podem colocar somente a opinião pessoal de vocês – embora ela vá ser fundamental para o resultado final do Mural.

Por isso, para fazer o levantamento dos pontos positivos e negativos de sua escola, sua equipe terá que aplicar um questionário para pelo menos 12 colegas, 4 professores e 2 funcionários. Lembre-se, esse é um mínimo que sugerimos. Se a equipe conseguir aplicar o questionário para mais colegas, professores e funcionários, terá um resultado mais confiável em relação às percepções sobre as qualidades positivas e negativas da escola.

O que devo perguntar no questionário?

O questionário pode ser bastante simples e
direto. As 3 perguntas mais importantes são:

a) qual ponto considera mais positivo em nossa escola? (aqui muitas respostas são possíveis: qualidade do corpo docente, conforto das instalações, tradição no ensino, espaços de troca e interação, participação nas decisões etc.).

b) qual ponto considera o mais negativo em nossa escola? (aqui também muitas respostas são possíveis, seja a ausência de algum mencionado no item anterior, sejam outros, como falta de segurança na escola ou seus arredores, falta de funcionários etc.).

c) se pudesse sonhar algo para essa escola, uma proposta de melhoria ou requalificação do espaço, o que poderia ser?

De posse destas informações obtidas por outras pessoas que também estão na escola em seu dia a dia, a equipe pode passar para a terceira e última parte da Tarefa, a de preenchimento do Mural.

Importante: Não enviem os questionários para nós. Eles não serão necessários neste momento.

Lembre-se: um mural é algo para ser visto: não é apenas formado de texto, nem apenas formado de imagens: ambos devem ser harmoniosos, para um bom resultado final. Abaixo, explicamos minuciosamente o que deve aparecer em cada parte do mural.

C) Preenchimento do Mural

1. Título: “Minha escola, escola minha” (este título já vem pré-determinado por nós).

1.1 Subtítulo: a equipe deve inserir um subtítulo para seu texto, que apresente seu mural e a sua escola de forma interessante/convidativa.

1.2 Nome da escola: a equipe deve escrever o nome completo de sua unidade de ensino.

1.3 Número de estudantes: a equipe deve inserir o número total de alunos que estudam no colégio; a equipe deverá preencher apenas com o número, pois nosso sistema gerará automaticamente a palavra estudantes em seu mural.

1.4 Cidade: a equipe deve escrever o nome do município em que a escola se localiza.

1.5 Estado: a equipe deve selecionar na lista apresentada a sigla do estado em que a escola está localizada; quando a equipe escolher o estado a que a escola pertence, nosso sistema automaticamente vai inserir o desenho do estado da federação ao qual ela pertence.

—————————————————————————————————————————

2. Alguns aspectos positivos (este título já vem pré-determinado por nós).

2.1 Imagem (sobre os aspectos positivos): A imagem é uma fotografia que deve representar os aspectos positivos mencionados neste box. Ela não pode ser uma montagem e não pode ser retirada da internet ou de outro meio qualquer. A equipe deve produzir uma fotografia que represente, dentro do possível, os aspectos positivos mencionados.

2.2 Texto sobre aspectos positivos da escola: O texto deve destacar aspectos positivos da escola a partir do levantamento realizado pela equipe e da percepção/opinião da própria equipe.

—————————————————————————————————————————

3. E outros nem tanto… (este título já vem pré-determinado por nós).

3.1 Imagem: A imagem é uma fotografia que deve representar os aspectos problemáticos mencionados neste box. Ela não pode ser uma montagem e não pode ser retirada da internet ou de outro meio qualquer. A equipe deve produzir uma fotografia que represente, dentro do possível, os aspectos problemáticos mencionados.

3.2 Texto sobre aspectos problemáticos da escola: O texto deve destacar aspectos problemáticos da escola a partir do levantamento realizado pela equipe e da percepção/opinião da própria equipe.

————————————————————————————————————————-

Sobre os trabalhadores da escola (este título já vem pré-determinado por nós).

Aqui a equipe vai inserir os dados obtidos no levantamento sobre os docentes, funcionários administrativos e de manutenção da escola. Ao inserir estes dados, nosso sistema vai gerar uma representação gráfica dividida em quatro partes:

4.1 Número de funcionários de acordo com a função: a equipe deve registrar quantos funcionários da escola atuam nos setores: Administrativo, Docente, Manutenção.

4.2 Número de funcionários de acordo com o gênero: a equipe deve registrar quantos funcionários da escola se declaram: Feminino, Masculino, Não declarado.

4.3 Número de funcionários de acordo com a faixa etária: a equipe deve registrar quantos funcionários da escola se encontram nas faixas etárias: até 30 anos, de 31 a 50 anos, mais de 50 anos.

4.4 Número de funcionários de acordo com o tempo de serviço nesta escola: a equipe deve registrar quantos funcionários trabalham na escola nos períodos: até 5 anos, de 6 a 10 anos, mais de 10 anos.

————————————————————————————————————————-

5. A equipe (este título já vem pré-determinado por nós).

5.1. Foto da equipe: a imagem é uma fotografia que deve retratar a equipe no espaço da escola. Todos os membros estudantes devem aparecer. É desejável que o professor apareça na foto, pois é membro da equipe também, mas não é obrigatório que o professor apareça na fotografia. Todos os estudantes devem aparecer na foto e ela deve ocorrer NA escola. A foto não pode ser uma montagem e não pode ser retirada da internet ou de outro meio qualquer. A equipe deve produzir uma fotografia que represente, dentro do possível, aspectos que mencionou em seu Mural.

Atenção: Para esta imagem nosso sistema gerará uma legenda com o nome da equipe e dos seus quatro membros, a partir dos dados cadastrados em nosso sistema no momento da inscrição.

5.2 Um sonho para minha escola… (este título já vem pré-determinado por nós).

Nesta parte a equipe deve fazer uma proposta para implementar algo que traga benefícios para a escola e as pessoas que nela trabalham e convivem diariamente. Pode ser a reformulação de uma atividade existente; uma atividade que pode vir a ocorrer uma única vez ou periodicamente; a alteração do uso ou da qualidade de um espaço; uma melhoria em relação à convivência, conforto ou segurança dos funcionários, ou dos professores, ou dos alunos, ou de todos; uma proposta que envolva também a comunidade circundante (os pais, ou o bairro, ou a rua). E pode ser uma proposta muito legal que sequer imaginamos aqui como exemplo. Afinal, o sonho é de vocês.

=====================================

A tarefa é trabalhosa? É. A quarta fase da Olimpíada é para os fortes. Por isso vocês são uma equipe: vocês podem, por exemplo, dividir as tarefas iniciais do levantamento dos dados: enquanto um membro conversa e consegue os dados na coordenação, os outros dois podem aplicar os questionários. Depois, a equipe pode se reunir para avaliar o que os questionários indicaram, para poder basear a sua avaliação sobre a escola não unicamente em sua própria opinião, mas na opinião dos demais.

Organizem-se, trabalhem em grupo. Nesta fase da Olimpíada vocês já perceberam que quando todos trabalham bem e cumprem sua parte , tudo é mais fácil.

Recomendações sobre o texto

a. Vocês estão produzindo um Mural. O texto não pode ser longo. Vamos imaginar que ele está sendo lido por um visitante que viu o Mural colado na parede e está, de pé, lendo. É preciso usar uma linguagem clara, correta, que seja informativa e, ao mesmo tempo, convidativa. O espaço é limitado, por isso atenção ao número de caracteres (o número de caracteres possíveis inclui os espaços entre as palavras).

b. Procurem produzir um texto sem erros de ortografia, de concordância ou de estilo. A ONHB não é uma prova de gramática ou de redação, mas seguramente a melhor forma de comunicar uma ideia é com boa escrita. Evitem expressões chulas e tenham atenção à pontuação. Não esqueça que o Mural de sua escola será visto por muitos outros participantes da Olimpíada, então, caprichem!

c. Este trabalho deve ser original, ou seja, deve ser realizado pela equipe. Portanto, não copie textos prontos. É evidente que algumas informações são técnicas (número de funcionários, por exemplo). Mas estes dados serão recolhidos por vocês para ajuda-los a conhecer a realidade de sua escola e, com base também nela, produzir uma proposta. Se ainda assim sua equipe achar importante citar algum texto de livro, internet ou outros, lembre-se que citar a fonte (a origem) é obrigatório e que a citação não deve ultrapassar mais de 10% do texto final.

Recomendações sobre as imagens:

Ao todo 3 imagens serão enviadas: Uma que representa um aspecto positivo de sua escola, uma que representa algo que deveria ser mudado ou que desagrada e a terceira com a foto da equipe na escola. O gráfico será gerado automaticamente pelo nosso programa conforme vocês colocarem as informações quantitativas que pedimos.

Características da foto: A foto deve ser digital. Se a equipe não tiver máquina fotográfica, pode emprestar de alguém ou fotografar usando um telefone celular.
A imagem deve ter tamanho máximo de 1 Mb e resolução máxima de 1500 pixels por 1500 pixels. Para reduzir a imagem na hora do envio, você pode utilizar um editor de imagens como o Picasa, o GIMP, o Paint.net, ou um serviço de diminuir fotos, como o Reduz Foto ou outro de sua preferência.

Atenção! Ao clicar em “Salvar texto”, o Mural ficará salvo em Modo Rascunho. A equipe ainda poderá fazer alterações antes do envio definitivo da Tarefa, que ocorre apenas quando a equipe clicar em ‘Concluir tarefa’.

O envio definitivo da Tarefa ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após haver preenchido todas as partes do Mural.

Lembre-se: a Tarefa desta fase 4 será corrigida na próxima fase, a Fase 5. Nesta fase, serão computados os pontos das questões da Fase 4 e uma pontuação padrão para a entrega (ou não) da Tarefa. Se sua equipe não enviar a Tarefa, ela poderá até ser aprovada para a 5ª Fase da ONHB com base nos pontos obtidos nas questões, mas estará seriamente prejudicada na pontuação daquela Fase.

Mãos à obra e bom TRABALHO!


 

Comentário

A Fase 4 da Olimpíada Nacional em História do Brasil convidou as equipes a olharem de perto para uma realidade muito próxima a elas: suas escolas, seus trabalhadores, suas qualidades e eventuais problemas. Para tal, convidou as equipes a escreverem e ilustrarem com fotos um Mural a partir de dados coletados junto à administração da escola e/ou junto aos colegas, docentes e funcionários. O tema das escolas e seu funcionamento perpassou questões da prova, dentro do tema “Escola, lugar de história”. No Mural resultante da Tarefa denominada “Minha escola, escola minha”, além do levantamento realizado pela equipe, era necessário apontar aspectos positivos e problemáticos da escola, propondo um “sonho” para ela, ou seja, uma ou várias atividades destinadas a trazer melhorias e benefícios a quem vive o cotidiano da escola. Não era intenção da Organização da Olimpíada vigiar ou julgar as condições das escolas, uma vez que estamos cientes que há dificuldades a serem vencidas em todos os ambientes escolares. Por vezes estas dificuldades são estruturais, por vezes decorrem da falta de auxílio e investimento, por vezes de rotinas escolares muito rígidas e cansativas e, por vezes decorrem da falta de diálogo interna aos próprios ambientes escolares. Desse modo, um de nossos objetivos era auxiliar os estudantes a conhecerem melhor a realidade escolar que os cerca e perceberem que podem atuar nela, por meio da opinião embasada, por meio do conhecimento dos dados e por meio de sua própria sensibilidade. Assim, o “minha” do título da Tarefa “Minha escola, escola minha” se torna um gesto simbólico de posse, de carinho, de cuidado e de reivindicação.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.