]
“Em 28 de julho de 1823, uma Câmara Geral reunida em São Luís oficializou a ‘adesão’ da província ao Império brasileiro (...)”
O excerto permite afirmar que:
Alternativas
Comentário
A experiência de autonomização do Brasil foi marcada por dissensões. As manifestações em torno de Dom Pedro foram articuladas, sobretudo, por grupos que possuíam interesses políticos e de negócio enraizados no centro-sul e que vislumbraram na permanência do príncipe a possibilidade de terem mantidas as conquistas provenientes da instalação da Corte no Brasil (1808) e da elevação ao status de Reino Unido (1815).
Contudo, a opção por Dom Pedro e mesmo pela separação em relação a Portugal não era compartilhada por todas as regiões que mais tarde comporiam o Império brasileiro. Como afirma Marcelo Galves, autor do documento utilizado na questão, “a independência do Brasil foi feita aos poucos. Bem depois do famoso Grito do Ipiranga, um bom pedaço do país mantinha-se fiel ao Império português. O Maranhão foi uma das últimas províncias a aderir ao “chamado” de D. Pedro I. E não sem resistência.”