]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


23ª 24ª 25ª 26ª 27ª 28ª 29ª 30ª 31ª 32ª 33ª 34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
32ª questão

Observe as fotografias de bandos de cangaceiros realizadas por Benjamin Abrahão Botto.

Grupo de VirgínioFotografia
Grupo de CoriscoFotografia

A partir das imagens e de seu conhecimento sobre o tema, escolha uma das alternativas:

 

Alternativas

A. As imagens dos cangaceiros em cenas cotidianas constituem documentos históricos criados a partir da interação entre fotógrafo e fotografados. O retratado torna-se um personagem para o fotógrafo, mas também exprime seus sentimentos e intenções na imagem.
B. Benjamin Abrahão Botto foi único fotógrafo autorizado a seguir o bando e a divulgação das imagens ajudou a reforçar a figura de Lampião como arquétipo dos cangaceiros de seu tempo, dando-lhe publicidade e notabilidade.
C. As fotografias compõem uma série de imagens capturadas em 1936 e retratam cenas cotidianas de Lampião, sua mulher, Maria Bonita, os cangaceiros de seu bando, além do fotógrafo libanês Benjamin Abrahão Botto.
D. Antes de fotografar Lampião, Benjamin Abrahão Botto viveu em Canudos, onde foi o fotógrafo particular de Antonio Conselheiro. Após a morte do beato, Benjamin vendeu seus fios de cabelo como relicário.



 

Comentário

As imagens constituem uma série fotográfica feita pelo libanês Benjamin Abrahão Botto (1900-1938), que veio para o Brasil em 1915, após desertar de uma convocação para lutar na Primeira Grande Guerra. Trabalhou como mascate no Nordeste brasileiro até conquistar a confiança de Padre Cícero, tornando-se seu secretário particular. Segundo o historiador Frederico Pernambucano de Mello, após a morte de Padre Cícero, Benjamin chegou a vender como relicário fios de cabelo supostamente do sacerdote, o que ocasionou sua saída de Juazeiro do Norte. Benjamin havia estado com Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) pela primeira vez em 1926, quando da visita do bando de cangaceiros a “Padim Ciço”. Fascinado pela figura de Lampião, decidiu fazer do cangaço seu trabalho e tentou se tornar fotógrafo do bando, o que conseguiu em 1936. Benjamin queria fazer fama e dinheiro com suas fotos, o que não se concretizou devido a seu assassinato, em 1938. Entretanto, suas fotos tornaram Lampião ainda mais famoso.

As fotografias em destaque, bem como o restante da série, retratam o bando de Lampião em poses de guerra, mas também em cenas cotidianas, como momentos de costura de roupas, brincadeiras com cães etc. A publicação das imagens de Benjamin Abrahão Botto em vários jornais do país ajudou a construir a figura do cangaceiro brasileiro e a de Lampião como seu maior expoente. Outros cangaceiros conhecidos, como Jesuíno Brilhante (1844-1879) e Antônio Silvino (1875-1944), não investiram em construir sua imagem pública. Lampião, ao contrário, gostava de publicidade e aceitou Benjamin em seu bando durante o ano de 1936, quando a série fotográfica foi produzida.

Ao utilizar a fotografia como fonte histórica, a interação entre fotógrafo e fotografado deve ser considerada, pois a tensão dessa relação determina o resultado final da imagem. Nesse sentido, as imagens dos cangaceiros são carregadas de intenção e constituem uma representação que pode ser analisada historicamente. É possível vislumbrar que Lampião, ao aceitar o fotógrafo em seu grupo e, ainda, ao aparecer de forma copiosa em diversas imagens, intentava construir e transmitir uma imagem de si e de seu grupo.

O banditismo foi um fenômeno recorrente em sociedades rurais tais quais as que se organizaram na América Latina. Nesse aspecto, países como Argentina e México, por exemplo, conheceram um banditismo tal qual o cangaço brasileiro. Na Argentina, pode-se citar Martín Fierro e, no México, Pancho Villa. Embora haja muitas especificidades em cada caso, sobretudo no que tange às relações com o Estado, a mitificação e a construção de heróis entre esses fora-da-lei é uma característica comum a diferentes países. Curiosamente, na 1ª ONHB já tivemos uma questão sobre o conceito de “banditismo social” associado à questão do cangaço.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.