]
Nesta tarefa, fornecemos a vocês documentos históricos.
Vocês já os conhecem, pois apareceram em nossas questões até esse momento.
Sua tarefa é organizá-los de duas formas:
Observe que um documento pode falar de um século específico ou abordar períodos mais amplos.
Para organizá-los, basta selecionar dentre a lista fornecida o período histórico que considera correto.
Atenção! É necessário confirmar a organização dos documentos depois que a sua equipe terminar a tarefa. Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa”após ter organizado todos os documentos.
Comentário
A tarefa da Fase 3 propôs um retorno aos documentos já utilizados até aqui com um novo olhar. Se nas questões esperávamos que os documentos servissem de ponto de partidas para a discussão e enriquecimento do conhecimento históricos dos alunos, aqui pretendíamos que fossem analisados dados importantes como o período de produção do documento e a data a que ele se refere. Observar esses aspectos da documentação é parte do trabalho do historiador, mas muitas vezes esses dados passam despercebidos aos olhos dos jovens estudantes. Lembramos que as temporalidades são um tema importante para que seja possível visualizar o processo histórico em seu desenrolar. Todos criticamos as “decorebas sem sentido” de datas; mas compreender as temporalidades, e entender que os documentos têm a dizer muito sobre o momento em que são produzidos, ou sobre outros momentos históricos é fundamental. Assim como é fundamental perceber as diferentes possibilidades de análise que cada tipo de documento pode proporcionar à análise da História.