]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


23ª 24ª 25ª 26ª 27ª 28ª 29ª 30ª 31ª 32ª 33ª 34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
34ª Tarefa

Nesta tarefa, fornecemos a vocês documentos históricos.

Vocês já os conhecem, pois apareceram em nossas questões até esse momento.

Sua tarefa é organizá-los de duas formas:

  1. Dentro de uma linha de tempo histórico de produção: coloque cada documento dentro da época a que pertence, ou seja, a época em que foi originalmente escrito ou produzido.
  2. Dentro de uma linha de tempo histórico do tema abordado: coloque cada documento dentro da época a que se refere, ou seja, a época sobre a qual fala o documento.

Observe que um documento pode falar de um século específico ou abordar períodos mais amplos.

Para organizá-los, basta selecionar dentre a lista fornecida o período histórico que considera correto.

Atenção! É necessário confirmar a organização dos documentos depois que a sua equipe terminar a tarefa. Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível.

O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa”após ter organizado todos os documentos.

 

1
2
Barulhinho BomArtigo de Revista
3
4
5
6
7
Oeyras do Piauhi, 1758Cartografia
8
Talão de GrevesDocumento Polícial
9
10
11
12
13
14
Por ser meninaPesquisa
15
Negro Drama (2002) Letra de Música
16
Ser especialArtigo de Jornal
17
18
19
20
21
Escravo de Saladeiro (1980) Letra de Música
22
23
Os fanáticos de ParanáArtigo de Jornal
24
25
O arsenal da macumbaTexto Acadêmico
26
A Manhã, 09 de agosto de 1935Artigo de Jornal
27
28
29
30
31
32
Futebol é coisa para macho?Texto Acadêmico
33
Terra SonâmbulaLiteratura
34
35
36
Saudade, 1899Pintura
37
38
39
40
Grupo de VirgínioFotografia
41
Grupo de CoriscoFotografia
42
43
As coletividades anormaisTrecho de Livro

Deseja realmente confirmar o envio das respostas da tarefa? Depois disso não será permitido fazer nenhuma alteração.

 

Comentário

A tarefa da Fase 3 propôs um retorno aos documentos já utilizados até aqui com um novo olhar. Se nas questões esperávamos que os documentos servissem de ponto de partidas para a discussão e enriquecimento do conhecimento históricos dos alunos, aqui pretendíamos que fossem analisados dados importantes como o período de produção do documento e a data a que ele se refere. Observar esses aspectos da documentação é parte do trabalho do historiador, mas muitas vezes esses dados passam despercebidos aos olhos dos jovens estudantes. Lembramos que as temporalidades são um tema importante para que seja possível visualizar o processo histórico em seu desenrolar. Todos criticamos as “decorebas sem sentido” de datas; mas compreender as temporalidades, e entender que os documentos têm a dizer muito sobre o momento em que são produzidos, ou sobre outros momentos históricos é fundamental. Assim como é fundamental perceber as diferentes possibilidades de análise que cada tipo de documento pode proporcionar à análise da História.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.