]
Leia a letra e ouça a música:
"Eu conheço cada palmo desse chão É só me mostrar qual é a direção Quantas idas e vindas, meu Deus, quantas voltas (...)"
Sobre a canção Frete, de autoria de Renato Teixeira:
Alternativas
Comentário
A canção de Renato Teixeira procura descrever o cotidiano dos caminhoneiros no Brasil, profissão que se intensificou a partir da década de 1960 com a desmontagem do sistema ferroviário e a primazia dada ao transporte rodoviário no Brasil para a distribuição de cargas. Grandes distâncias devem ser por eles vencidas em pouco tempo, em condições muitas vezes difíceis e perigosas. Pode-se até mesmo inferir que o trecho “Viajar é Preciso” dialoga com o poema “Navegar é Preciso” de Fernando Pessoa (1914).
A canção celebra a profissão, o companheirismo possível entre os caminhoneiros (irmão de estrada), os seus conhecimentos de caminhos e locais distantes e diversos (todos os sotaques, todas as paisagens, todas as cidades) e em especial a sua masculinidade com traços do estereótipo de “macho latino”, o homem que simultaneamente tem uma família em casa e mulheres pelas estradas.
A canção ficou célebre ao ser utilizada na abertura de uma série de televisão exibida entre 1979 e 1981, chamada Carga Pesada (em referência à carga levada pelos caminhões), com os atores Stênio Garcia e Antonio Fagundes. Entre os anos 2003 e 2007, a série teve uma continuação, também bastante popular.
Abertura de 1979
Outras aberturas foram feitas para a série em 2003 e em 2005, mas a música tema sempre foi a mesma.
Na abertura de 2005, canta o compositor Renato Teixeira