]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª 19ª 20ª 21ª 22ª – Tarefa
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19ª questão

“Os leitores devem já estar fatigados de histórias de travessuras de criança; já conhecem suficientemente o que foi o nosso memorando em sua meninice, as esperanças que deu, e o futuro que prometeu (...)"

Sobre Memórias de um Sargento de Milícias, destacado o trecho, é possível afirmar:

 

Alternativas

A. Caracteriza as camadas médias brasileiras nos primeiros anos do século XIX e inaugura a referência ao “malandro” nas peças artísticas do país.
B. Demonstra as frustrações da família de Leonardo diante de seu futuro e narra as escolhas profissionais restritas de uma pequena camada média da sociedade.
C. Revela a trajetória de uma família no começo do século XIX, que reservou grandes expectativas para o futuro de Leonardo, personagem central do livro.
D. Descreve as limitações da sociedade escravista e a formulação de preconceitos raciais já nos primeiros anos do século XIX.



 

Comentário

O romance de Manuel Antônio de Almeida é conhecido por mudar as características do chamado romantismo brasileiro, transitando por uma obra literária que revela costumes e cena da vida cotidiana, características mais ligadas ao movimento artístico conhecido como realismo-naturalismo. As aventuras de Leonardo se passam no começo do século XIX, como demonstra a famosa primeira frase do volume: “Era no tempo do rei”. As narrativas dos personagens revelam seus cotidianos na capital do Império. Seu tio era um meirinho e a expectativa de ser funcionário público ou prestar serviços relacionados à burocracia era uma das poucas profissões disponíveis, além do comércio, para a população livre e liberta neste período.
Não trabalhar era muito mal visto pelas elites deste tempo, mesmo vivendo sob uma sociedade patriarcal e escravocrata. Ainda assim, os costumes que aparecem no romance dizem mais sobre a população livre que sobre as relações sociais provenientes da escravidão e o racismo. Vivendo na fronteira das fortes marcações sociais da época, Leonardo se torna um ícone do malandro brasileiro
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