Planos de aula selecionados
50 planos de aula
Este plano de aula voltado ao 9º ano do Ensino Fundamental utiliza imagens, músicas, vídeos, leituras e debate para analisar o trabalho e o racismo no período da escravidão e observar a permanência de práticas de discriminação racial no mercado de trabalho brasileiro e no cotidiano. A metodologia privilegia a reflexão, promove momentos individuais e coletivos de leitura e produção de texto.
Plano de aula construído por Fabio Lucas da Cruz (Sorocaba/SP)
A aula de Teorias Raciais envolve as disciplinas de História e Biologia. Ministrada para turmas de 2ª Série. Aborda conteúdos tais como: fórmula do racismo, imperialismo europeu século XIX e XX, a teoria do branqueamento no Brasil e suas implicações, fenótipo, genótipo, a estrutura do DNA.Apresentação de vídeo, exposição de conteúdo, discussão a cerca do tema, pesquisa na escola.
Plano de aula construído por Elizabeth Aires Leite (Cristalândia/TO)
A aula apresenta o processo de aquisição de mão de obra escrava dentro do continente africano, estabelecendo suas raízes e os envolvidos no processo, analisando as transformações ocorridas no continente e a passagem da escravidão exclusivamente doméstica para o tráfico comercial, tanto a partir da presença islâmica, quanto do contato com os europeus e o tráfico Atlântico.
Plano de aula construído por Tiberius Perito (São Paulo/SP)
Aula destinada à 2ª série (Ens. Médio) e desenvolvida em 2 dias: um para provocação/exposição e outro para socialização de pesquisa e produção. Discutindo a expansão europeia e período colonial na América, o tema será abordado com objetivos de conhecer a diversidade africana trazida pelos escravos e como aqui essa cultura foi ressignificada, desconstruindo a concepção de uma África una.
Plano de aula construído por ILMA DE JESUS RABELO SANTOS (São Luís/MA)
Este plano de aula pretende abordar a diversidade cultural das sociedades africanas através da análise e comparação de mapas do continente africano com suas respectivas divisões políticas atuais com outros mapas mostrando as possíveis e conhecidas divisões étnicas e lingüísticas. A aula será ministrada a alunos da 1ª série do Ensino Médio com faixa a etária de 14 anos.
Plano de aula construído por Eliel Ricarte do Nascimento (Itapevi/SP)
Esta aula foi planejada para alunos do Ensino Médio. Consiste em um trabalho multi e interdisciplinar envolvendo as áreas de História, Geografia, Arte e Português. Por meio de atividades como descrição e análise de gravura e pintura, declamação de poesia, audição de música, leitura de texto e notícia, dramatização, confecção de mapa, faremos uma breve reflexão sobre a diáspora africana no Brasil.
Plano de aula construído por Maristela Porfírio (Hidrolândia/GO)
Esta sequência didática (7° ano) insere-se dentro da perspectiva da Lei 11.645/2008 LDB. Objetiva através da construção de desenho e plantas legendadas das cidades e civilizações africanas pré-coloniais (Tombuctu,Grande Zimbábue, Benin), a partir da análise de fotos, textos e outras fontes históricas, debater e construir representações desestereotipadas sobre a História da África pré-colonial.
Plano de aula construído por Bruno Rafael Véras de Morais e Silva (Recife/PE)
Esta aula versa sobre um debate transversal com os estudantes dos 7ºs anos, partindo-se do debate sobre as sociedades Africanas pre-coloniais e sobre a participação da cultura negra na construção identitária brasileira no período colonial, de modo a refletir sobre as continuidades e rupturas históricas existentes nestas duas ralidades e suas ligações com o presente
Plano de aula construído por Jadson Pereira vieira (Lagoa Seca/PB)
Trata dos africanos retornados à África, e a influência nas culturas africana e brasileira. Destina-se a alunos do 3º ano médio e aborda a influência das religiões africanas na cultura brasileira, mostrando que certas tradições religiosas mantidas no Brasil atualmente, tem raízes africanas e ainda são praticadas naquele continente, o que cria uma ligação direta entre a cultura de ambos.
Plano de aula construído por Mário Deina (São Mateus do Sul/PR)
O tema sobre as cotas raciais nas universidades públicas é muito debatido nos mais diversos meios de comunicação e muito polêmico até mesmo entre os jovens estudantes do ensino médio. A aula destina-se aos alunos do 3º ano do ensino médio e abordará o tema de forma dialogada, observando os diversos pontos de vista sobre um mesmo tema.
Plano de aula construído por Hugo Fernando do Couto Faco (Santa Rita de Caldas/MG)
Nessas duas aulas, será explorado a questão da criação de músicas na África, tendo como exemplo Miriam Makeba, e no Brasil, os raps do rapper GOG, e sua relação com o contexto social em que ambos estão inseridos.
Plano de aula construído por Caroline de Lara (Ponta Grossa/PR)
Geralmente envolto em assuntos históricos, os sambas de enredo podem servir como um importante subsídio didático. Este projeto visa analisar a influência africana e da cultura afro-brasileira na formação do povo brasileiro a partir da análise de sambas, que apresentam versões sobre fatos, eventos e personagens do passado, inclusive destacando temáticas desvalorizadas pela historiografia oficial.
Plano de aula construído por Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva (Pontes e Lacerda/MT)
50 planos de aula