Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Planos de aula selecionados


50 planos de aula

12345

PEGADA AFRICANA NO RIO GRANDE DO SUL

100
min

O título dessa aula faz referencia a obra “Pegada Africana”, do escultor Vinicius Vieira de Souza, que integra o Museu de Percurso Negro de Porto Alegre e esta situada no Centro Histórico da cidade. Penso-a como uma aula de sondagem, onde o professor através de imagens e questionamentos vai discutindo e apresentando um pouco do legado da cultura africana no Rio Grande do Sul para os alunos.

Plano de aula construído por Said Lucas de Oliveira Salomón (Novo Hamburgo/RS)

CONTOS DA MITOLOGIA AFRICANA

120
min

A contraposição do eurocentrismo foi a ideia inicial para se trabalhar o tema “Impérios Africanos” no bimestre e a aula com contos da mitologia foi escolhida para elucidar a ideia: não existe apenas mitologia europeia (greco-romana)

Plano de aula construído por Fabiane Neri da Silva (Osasco/SP)

Diversidade Religiosa no Continente Africano

120
min

Através da abordagem sobre algumas religiões que são praticadas na África, irá ser trabalhado a diversidade cultural característica do continente, trabalhando as três religiões mais praticadas no continente que são o cristianismo, islamismo e as religiões animistas. A aula prevista é para o 3º ano do Ensino Médio.

Plano de aula construído por Gledson Garcia de Oliveira (Monte Azul Paulista/SP)

As imagens da África no cinema norte-americano

50
min

O conhecimento dos alunos acerca da diversidade histórica e cultural do continente africano é, geralmente, bastante escasso e, neste sentido, entende-se que a utilização de filmes é um recurso viável, haja vista o interesse pela sétima arte. No entanto, é necessário uma reflexão acerca da imagem da África que neles é veiculada, marcada pelo preconceito, violência, pobreza e exotismo.

Plano de aula construído por José Pedro Toniosso (Bebedouro/SP)

MUSICALIDADES EM TRÂNSITO: O AFROBEAT DE FELA KUTI - RESISTÊNCIA CULTURAL E CRÍTICA SOCIAL

120
min

Através da obra musical de Fela Kuti, músico e ativista nigeriano, serão discutidos temas ligados à dominação europeia na África, bem como à resistência africana no país, no período colonial e pós-colonial. Fela teve como influências a prática política dos Black Panters (EUA) e dos Pan-Africanistas, e através de sua arte influenciou cantores, intelectuais e ativistas negros em vários continentes.

Plano de aula construído por Renato Brigati Morse Telles (São Paulo/SP)

As teorias raciais como justificativas do Imperialismo- Século XIX

100
min

As teorias raciais e o darwinismo social serão utilizados pelas potências europeias para legitimar a dominação sobre a África e seus habitantes. A propagação destes valores serão fundamentais no processo de colonização e irão perpetuar visões distorcidas e preconceituosas sobre o continente. A partir disso, é possível discutir a historiografia propondo um novo olhar sobre a África e os africanos.

Plano de aula construído por SHIRLEY DE LIMA PATRIOTA (São Paulo/SP)

“A África não é um país!”

100
min

O objetivo dessa aula é propor algumas atividades que auxiliem os alunos de EM a quebrarem alguns estereótipos presentes nos meios de comunicação, nos filmes, no senso comum sobre o continente africano. Por meio de vídeos, imagens, textos os alunos deverão debater alguns estereótipos criados sobre o continente africano.

Plano de aula construído por Paula Nomelini (Ribeirão Preto/SP)

As singularidades dos povos africanos

120
min

A proposta da aula é trabalhar, no 1º Ano do Ensino Médio, as singularidades e originalidades dos povos africanos, num viés que não seja aquele do tráfico de mão de obra para o Brasil. Estuda-se o continente e suas organizações sociais num espaço dinâmico, no período anterior à chegada dos europeus para desconstruir os estereótipos e preconceitos existentes sobre a África e o negro africano.

Plano de aula construído por Márcia Volkmer (Estrela/RS)

A reconfiguração da identidade do(s) povo(s) sul-africano(s), no período pós-Apartheid.

100
min

O plano de aula será desenvolvido para turmas do 3º ano do Ensino Médio, na faixa etária entre 16 e 17 anos. Abordagem interacionista e intertextual sobre o regime segregacionista do Apartheid, na África do Sul, e análise das dificuldades e das soluções encontradas pelo Governo Mandela (1994-1999), no sentido de reconfigurar a identidade sul-africana pós-Apartheid.

Plano de aula construído por José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró/RN)

CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO: APRESENTAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO.

120
min

Para introduzir o tema África aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental é necessário realizar anteriormente um levantamento para identificar qual o conhecimento eles possuem sobre esse continente e esse povo. É comum nos depararmos com uma visão estereotipada da África, tendo em vista a posição preconceituosa enraizada na nossa sociedade brasileira.

Plano de aula construído por Laura Gallon Mucci (Sertãozinho/SP)

Quem eram nossos antepassados? O tráfico de escravos entre a África e a América Portuguesa

120
min

Aula para o sétimo ano do Ensino Fundamental. A aula versará sobre o tráfico de escravos entre a África e a América, com ênfase com ênfase na participação de Portugal e seus impactos na formação da América Portuguesa e do Brasil atual. Durante a aula destacaremos a relação entre tráfico de escravos, Grandes Navegações e as consequências desses dois processos históricos ontem e hoje.

Plano de aula construído por Maykon Rodrigues dos Santos (São Vicente/SP)

A Música entre Áfricas e Brasis.

120
min

A aula, a ser desenvolvida com salas da primeira série do Ensino Médio, identificará a associação do ritmo às atividades cotidianas - presente na cultura africana -, bem como sua adaptação ao ambiente americano. O segundo momento da aula se esforçará entender como a produção musical recente, em várias regiões africanas, também se utiliza de recursos característicos da dita cultura ocidental.

Plano de aula construído por Filipe Bortoletto Ribeiro Toledo (Sorocaba/SP)


50 planos de aula

12345