Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Planos de aula selecionados


50 planos de aula

12345

SONS E RITMOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS.

120
min

As sonoridades, instrumentos, ritmos e danças afro-brasileiras então presentes no cotidiano dos brasileiros e são parte fundamental da nossa cultura. Faz-se necessário, entretanto, reconhecer e problematizar as origens desta influência cultural, evitando o processo de “desafricanização” que muitos tentam impor à música popular brasileira.

Plano de aula construído por Juliane Moraes (Campo Largo/PR)

Formas de resistência dos escravizados e formas de controle dos escravizadores

120
min

A aula aborda dois lados da escravidão em seu cotidiano, de um lado como escapar, mostrar-se resistente a escravidão e do outro lado como mantê-la e submeter milhares de seres humanos a uma exploração ilimitada.

Plano de aula construído por Thais cristina dias bonine (Ribeirão Pires/SP)

Relações raciais na sala de aula: construindo referências

120
min

A educação é um ato permanente, dizia Paulo Freire. Assim, discutir as relações raciais na sala de aula torna-se um instrumento para construção de uma sociedade antirracista, onde o ambiente escolar atua como espaço de combate ao racismo e à discriminação. Nossa proposta é levar os alunos a questionar suas experiências de racismo a partir de um diálogo com a História da África.

Plano de aula construído por Camila Carolina Flausino (Conselheiro Lafaiete/MG)

REGIME DO APARTHEID - DEFINIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA

120
min

Em conjunto com o estudo geral da Descolonização da África e o longo processo de emancipação das nações africanas, principalmente a partir da segunda metade do século XX, trabalhar o regime segregacionista da África do Sul e o modo como ele chega ao fim é uma forma de ilustrar e aprofundar o tema da independência e as lutas de resistência dos países africanos. Para turmas do 9º ano.

Plano de aula construído por Alice Barili (Garibaldi/RS)

HISTÓRIAS DA PRETA: DE FONTE HISTÓRICA À POSSIBILIDADE DE MÚLTIPLAS ABORDAGENS SOBRE A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

120
min

A presente aprendizagem tem como objetivos, dentre outros, compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a fontes de natureza variada e relacionar história e literatura. Visa, numa perspectiva interdisciplinar e, para além da legislação, contribuir para tornar a escola um espaço democrático de promoção de práticas sociais afirmativas.

Plano de aula construído por Julia Naomi Kanazawa (Jacareí/SP)

O Racismo numa Pátria de Chuteiras

110
min

O futebol é certamente um dos elementos que mais força tem na criação de uma identidade nacional. Nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Pelé, são a maior referência do Brasil no exterior. Pretendemos utilizar a paixão nacional - o futebol - para propor um trabalho de reflexão sobre a discriminação em que estão expostas cotidianamente as pessoas negras no Brasil.

Plano de aula construído por Andre Betti (Valinhos/SP)

A política de embranquecimento no Estado de São Paulo

80
min

O estado de São Paulo foi um dos precursores ao incentivo a imigração, pretendia embranquecer a população paulista, pois, tentava dessa forma europeizar a cidade. Uma das justificativas era dizer que o negro não seria para determinados trabalhos, vamos observar por meio de imagens que essas informações não procedem, muitas vezes os negros faziam os trabalho renegados pela maioria.

Plano de aula construído por Laís de Leiros Medeiros (São Bernardo do Campo/SP)

Lendas Africanas

120
min

As lendas africanas oferecem um rico material para trabalharmos cultura e história da África. Transmitidas pela tradição oral, pretendiam explicar fatos inexplicáveis para o homem. Busca-se mostrar aos alunos do 7o. ano do ensino fundamental a importância da oralidade e do respeito à diversidade cultural, das tradições e visões de mundo dos diversos povos que habitam a África.

Plano de aula construído por Claudia Roquetto (São Paulo/SP)

A Descoberta da África

120
min

A partir da aula compartilhada dos professores de História e Geografia, propor a desmistificação da África através da desconstrução do olhar europeizado da História do Continente. Para tanto, os professores farão uso de exposições orais e análise de mapas e imagens.

Plano de aula construído por Fabiana Lima (Taubaté/SP)

ENTENDENDO AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA ATRAVÉS DO BARÁ DO MERCADO

120
min

O Mercado Público de Porto Alegre é um lugar importante para as religiões de matriz africana, pois acreditam estar ali assentado o orixá Bará. Nessa aula serão trabalhadas as religiões afro e como as mesmas são percebidas atualmente em nossa sociedade.Pretendo desmistificar a ideia recorrente na sociedade gaúcha que os cultos afro tem por objetivo o mal das pessoas.

Plano de aula construído por Maria Aparecida Almeida (Porto Alegre/RS)

Os retornados: o Brasil na África (9º ano do Ensino Fundamental II)

120
min

No meio escolar, é clássica a abordagem das marcas da cultura e povos africanos na formação da sociedade brasileira. No entanto, a análise dos retornados aponta o caminho inverso, o que pode despertar o interesse do aluno a compreender como o Brasil também pôde ser levado para a África, além de proporcionar o debate sobre a (re)construção da identidade e as trocas culturais.

Plano de aula construído por Marcela Marrafon de Oliveira (Iracemápolis/SP)

"Contando Histórias: a tradição dos griots na África Ocidental"

120
min

A presente aula é direcionada para os estudantes do 1° ano do Ensino Médio e tem como principal objetivo fazer com que os alunos conheçam um pouco mais sobre a cultura oral e a tradição dos griots em algumas regiões da África Ocidental. É importante que os discentes percebam a diversidade étnica e cultural do continente africano e as particularidades da África Ocidental.

Plano de aula construído por Maihara Marques (Salvador/BA)


50 planos de aula

12345