Planos de aula selecionados
50 planos de aula
Apresentaremos um breve histórico do continente africano enfatizando alguns de seus dos principais aspectos políticos e sociais. O público alvo são os alunos do terceiro ano do ensino médio. O tema será desenvolvido mediante a elaboração de um projeto, que será realizado em grupos com aproximadamente 5 alunos. O resultado final estará contido em um portfólio.
Plano de aula construído por Raquel Freitas Rodrigues (São Paulo/SP)
Aula para o 7º ano , EF. A prática de aula revela que grande parte dos alunos não sabe se a África é país ou continente, desconhece a diversidade de paisagens, recursos e povos de sua história. É necessário contribuir para ampliar a visão que os alunos possuem sobre a África utilizando diferentes fontes: uma música (sensibilização) e diferentes mapas (questionando visões estereotipadas).
Plano de aula construído por LUCILENE FERNANDES (São José dos Campos/SP)
A aula proposta será desenvolvida em três horas/aula e pode ser aplicada a qualquer série do Ensino Fundamental 2, visto que aborda assuntos gerais e cotidianos, não senso necessário pré-requisitos conceituais. A aula apresentada não se esgota, ela apenas levanta a importância do estudo, devendo ser alongada com outros temas referentes a História da África e em outros momentos do ano letivo.
Plano de aula construído por Patrícia de Toledo Carvalho (Uberaba/MG)
Discussão sobre diferentes visões acerca das relações entre o Brasil e a África, a partir do tráfico de escravos, empregando fontes históricas e suportes diversos (música, mapas, gravuras, texto didático)- 8º ano Ensino Fundamental.
Plano de aula construído por Maria das Graças Sandi Magalhães (São José dos Campos/SP)
A partir de material de pesquisa solicitado e trazido para a sala de aula, os serão convidados a pensar a África por si, independente da sua relação com o Brasil ou com outros lugares. O objetivo é pensar a África nas suas diversas religiosidades, economias, relações interculturais, áreas geográficas, configurações sociais, entre outras características.
Plano de aula construído por Blenda Cunha Moura (Cruzeiro do Sul/AC)
O capítulo apresenta uma pequena parte da história de alguns povos africanos. Destacaram-se reinos e impérios poderosos, os quais desenvolveram a escrita, inovações tecnológicas, comércio dinâmico, grandes cidades e uma rica produção artística. Estudaremos os reinos de iorubas e dos Reinos de Gana, do Mali, do Benin e do Congo. Estes povos foram importantes para a construção histórica no Brasil.
Plano de aula construído por Jocélio Moraes (Pentecoste/CE)
Investigar os preconceitos raciais, por meio dos ditados e piadas populares, na região oeste de Santa Catarina, com base no município de Xaxim, região ocupada especialmente por euro-descendentes. Para tanto, a metodologia empregada será a pesquisa de campo realizada com 50 pessoas que fazem parte do grupo de idosos "Aconchego".
Plano de aula construído por VALDIRENE ROTAVA TOMAZELLI CHITOLINA (Xaxim/SC)
Tema Geral: Os Impérios Africanos do Ocidente séculos VIII a XV Tema da aula: Tradição oral africana. Em um primeiro momento apresento no data show as principais fontes para o estudo da História da África com alguns exemplos e depois trabalharei o textos a "Tradição Oral Africana", para mostrar a importância da mesma para o estudo da história dos povos da Costa Ocidental Africana.
Plano de aula construído por Patrícia da Silva Soares (Goiânia/GO)
Nesta aula pretendemos trazer uma visão humanizada da história dos africanos no Brasil, através das reminiscências de sua cultura, viva ainda hoje como prova e forma de resistência e organização política. Para isso, a roda de capoeira ligará nossas perspectivas e objetivos, fundamentados na concepção teórica da pedagogia griô.
Plano de aula construído por Renato Brunassi Neves dos Santos (São Paulo/SP)
Nesse plano de aula serão propostas atividades de pesquisa, estudo e reflexão acerca das contribuições da população negra, africana e brasileira, no desenvolvimento social e cultural do Brasil. Parte-se da perspectiva da escola como local de produção do conhecimento e do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem. A aula destina-se à alunos dos três anos do ensino médio.
Plano de aula construído por Natalia Gejão Diaz (Londrina/PR)
Aula destinada ao 9ºano do Ensino Fundamental II, tem como proposta refletir sobre as relações de poder presente no discurso histórico e nas narrativas que ele engendra, a partir do estudo das representações construídas sobre a África que se cristalizaram num imaginário negativo e etnocêntrico compondo uma história única de pobreza, catástrofe e guerra sobre este continente.
Plano de aula construído por Breno de Souza Juz (Campinas/SP)
A historiografia sobre o sertão baiano, produzida por memorialistas, atribui às famílias poderosas locais a responsabilidade pela expansão do território. Contudo, esta versão omite a participação das populações negras. Este momento, a partir da analise dos documentos e imagens, visa mostrar a importante atuação das populações negras livres ou escravas nos Sertões da Bahia durante o século XVIII.
Plano de aula construído por Solon Natalício Araújo dos Santos (Morro do Chapéu/BA)
50 planos de aula