Questões


23ª 24ª 25ª 26ª 27ª 28ª 29ª 30ª 31ª 32ª 33ª 34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
34ª Tarefa

Nesta tarefa, fornecemos a vocês documentos históricos.

Vocês já os conhecem, pois apareceram em nossas questões até esse momento.

Sua tarefa é organizá-los de duas formas:

1. Dentro de uma linha de tempo histórico de produção: coloque cada documento dentro da época a que pertence, ou seja, a época em que foi originalmente escrito ou produzido.
2. Dentro de uma linha de tempo histórico do tema abordado: coloque cada documento dentro da época a que se refere, ou seja, a época sobre a qual fala o documento.

Observe que um documento pode falar de um século específico ou abordar períodos mais amplos.

Para organizá-los, basta selecionar dentre a lista fornecida o período histórico que considera correto.

Atenção! É necessário confirmar a organização dos documentos depois que a sua equipe terminar a tarefa. Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível.

O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa”após ter organizado todos os documentos.

 

1
Contra a reorganizaçãoJornal eletrônico
2
3
4
5
6
Estórias Gerais (Parte 1)História em quadrinhos
7
Enxadas e compassosTexto acadêmico
8
9
10
A preguiçaDesenho
11
12
Aborto ElétricoFotografia
13
14
1500, o ano que não terminou Jornal eletrônico
15
Aylan KurdiFotografia
16
BichasAnúncio de Jornal
17
18
19
20
21
22
NegrinhaLiteratura
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
Tudo Preto, 1926Roteiro de Teatro
34
Um espelho no palcoTexto Acadêmico
35
As pistas do monarca do CongoArtigo de Revista
36
37
O Imparcial, 30 de julho de 1926Notícia de Jornal
38
39
40
Lembranças de E-9Depoimento
41
Violência e profilaxiaTexto Acadêmico
42
43
44

Deseja realmente confirmar o envio das respostas da tarefa? Depois disso não será permitido fazer nenhuma alteração.

 

Comentário

A tarefa da Fase 3 propôs um retorno aos documentos já utilizados até aqui com um novo olhar. Se nas questões esperávamos que os documentos servissem de ponto de partida para a discussão e enriquecimento do conhecimento histórico dos alunos, aqui pretendíamos que fossem analisados dados importantes como o período de produção do documento e a data a que ele se refere. Observar esses aspectos da documentação é parte do trabalho do historiador, mas muitas vezes esses dados passam despercebidos aos olhos dos jovens estudantes. Lembramos que as temporalidades são um tema importante para que seja possível visualizar o processo histórico em seu desenrolar. Todos criticamos as “decorebas sem sentido” de datas; mas compreender as temporalidades, e entender que os documentos têm a dizer muito sobre o momento em que são produzidos, ou sobre outros momentos históricos é fundamental. Assim como é fundamental perceber as diferentes possibilidades de análise que cada tipo de documento pode proporcionar à análise da História.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.